segunda-feira, 16 de maio de 2016

INTRODUÇÃO



INTRODUÇÃO

Há muito tempo eu queria criar um Blog a respeito de The Walking Dead, mas sempre adiava. À medida que eu assistia, cada episódio a seguir deixava-me cada vez mais incomodado a ponto de querer fazer um Blog urgentemente, mas sempre deixava por último plano, já que tenho mais outros três Blogs, inclusive um que não faz parte do Blogger, mas que é de outra famosa série. Série essa que em minha opinião foi a melhor de todas: curiosidadeslost.facilblog.com.
Mas o que me incomodava? Qual o assunto da série? Bom… vendo o título do Blog nem precisa fazer suspense, pois é isso mesmo: The Walking Dead, a série sem pé nem cabeça. Sem pé nem cabeça? Não acha que está sendo muito rígido, Edailtom? Não mesmo. Quando vocês forem ler entenderão do que estou falando, inclusive concordarão comigo… mesmo os fãs. OS fãs? Será que não estou sendo muito ousado em querer falar pelos outros?
Assim… você lendo um título de Blog desses supõe logo que eu detesto TWD. Na verdade eu sou um fá da série. E que raios de série é essa que mesmo sem sentido eu sou fã? Pois é, a série tem tantos erros ilógicos que deveríamos desprezar a série, mas eu, como creio que muitas outras pessoas, mesmo vendo coisas sem sentido ainda assim a série nos atrai. Ela é mal elaborada, mas não vamos negar que é boa.
Só uma duas explicações necessárias: erros ilógicos e mal elaborada. Se há erro, não precisa ter lógica, pois erro é erro. Vejam bem… existem vários tipos de erros em uma série, como erros de gravações, de continuidade, de locação, enfim, esses “erros ilógicos” é no sentido de que além de qualquer tipo de erro, ele não tem a menor lógica, o menor sentido, e o que o torna mais “erro ilógico” é porque todos os erros que citei ocorrem por falta de atenção, entretanto, os ilógicos não são somente por falta de atenção, mas também por falta de senso. Às vezes nem é por desatenção, pois Às vezes pode ocorrer por desconhecimento de lógica mesmo… de SENSO. Vocês só irão entender o que estou comentando quando começarem a ler minhas observações para cada episódio.
Quanto ao “mal elaborada” tem a ver com os erros ilógicos, pois a falta de atenção às cenas e desenrolar dos acontecimentos acabam fazendo com que o roteiro e, especialmente as cenas, já que você escrever e ler um roteiro é uma coisa, mas ver a trama escrita ganhando vida é outra, logo, a cena filmada torna-se mais comprometedora do que a trama escrita. No momento em que você vê a cena, observa coisas ilógicas e deixa como está por achar que possa fazer sentido, ou pior, que não tenha percebido que tal cena tão sem sentido possa fazer lógica para o autor da trama, aí sim, podemos chamar de algo bem mal elaborado, que poderia até rebaixar para um roteiro de amador. Isso mesmo, caríssimo fã, pois eu também sou fã da série, mas nem por isso vou fechar meus olhos e fingir que a série é perfeita. Ela é muito sem sentido, cheia de imperfeições, e como eu disse, você pode até discordar desta opinião, mas quando você começar a ler, terá possivelmente 90% de chance de mudar de ideia.
Outra importantíssima explicação eu devo fazer: o título do Blog. É óbvio que quem for ler é bem capaz de se lembrar de alguém da Internet: FELIPE NETO. Apesar de o título ser bordão de FN, não foi intenção de plagiá-lo ao batizar o título assim, até porque, sempre que assistia cada episódio de TWD e via alguma cena sem lógica, eu sempre dizia à minha irmã, já que assistíamos juntos: “isso não faz sentido”. E convenhamos, à medida que você for ler cada página deste Blog verá que não existe título que mais combine com este Blog, que não seja “Não Faz Sentido”. Não foi plágio, prefiro chamar de ALUSÃO. E como eu também gostava de ver alguns vídeos de Felipe Neto, aí sim que eu batizei como alusão ao seu bordão. Entretanto, a Introdução desse Blog ainda será mudado assim que eu terminar todos os episódios, pois “eu estou escrevendo” essa Introdução no dia 15 de Maio de 2016, e diferente dos outros Blogs que tenho, esse demorará para eu concluir, pois não vou postar todo dia. Se vou mudar a Introdução no fim da série, posso alterar durante o andamento das postagens. Por esse motivo, se FN quiser se manifestar e me pedir para retirar esse título, acatarei sua ordem sem dúvida, com dor no coração, pois repito, não existe título melhor que combine para este Blog como o que escolhi.
Obviamente estarei incluindo neste Blog a outra série que mostra a origem de tudo: Fear the Walking Dead, mas segundo me disseram, a série é muito bem escrita, o que reduz as probabilidades de erros. Mas eu já deduzo que a outra série quase não haverá “erros ilógicos”, já que praticamente todos os erros tem a ver com os zumbis.
Eu relato que mudarei a Introdução após acabar a série porque esse texto está no presente por se orientar na data de 15 de maio de 2016 e boa parte da conjugação verbal se encontra no presente. Ao fim reescreverei no tempo passado, pois as duas séries ainda estão ocorrendo segundo o dia em que criei o Blog e pelo qual continuarei postando os comentários.
E para finalizar, esse meu Blog só existe e tem sentido exatamente porque a série não tem sentido. Mas devo relatar aqui algo que não deveria, porém, é preciso porque quando chegarmos ao fim da série, caso o fim seja fiel ao fim das histórias em quadrinhos, já que a série é baseada nas revistas, então o fim acabará invalidando tudo o que digitei e no final das contas será meu Blog que não terá sentido. Mas vou logo avisando, se você não gosta de spoiler, recomendo não continuar a leitura, pois eu vou relatar exatamente o fim da série (aliás, até de As Crônicas de Nárnia… e você vai detestar, eu garanto).
Segundo o fim de TWD, ele deixará todos os fãs (que não sabem de toda a história) irritados e fará pior… bem pior que outras séries, e antes de dizer seu fim, devo relatar o fim das outras séries.
O desenho animado Caverna do Dragão não teve fim, entretanto, circula pela Internet que o final do desenho é que todos os meninos morreram em uma montanha russa e que eles se encontravam no inferno. Fim irritante, não acham?
Em Nárnia, na última história, ou seja, o último livro, todos os meninos morrem no fim em um acidente de metrô logo no início da história e é assim que eles vão parar pela última vez em Nárnia, para nunca mais voltar. No fim das contas, o lugar passa exatamente a ser aquilo que aparentava: o Paraíso.
Nas histórias de A Torre Negra, de Stephan King, que assim como Nárnia são 7 livros e é muito parecido com a trama de C. S. Lewis no sentido de portas para outros mundos, tudo aparenta se tratar de purgatório ou coisa parecida, já que existem vários mundos e os personagens às vezes morrem aqui e não morrem ali. A trama é complicada de se achar e entender. Ainda não tenho um veredito sobre o livro porque estou lendo o 3º livro ainda (lembrando mais uma vez que estou baseando-me esse texto segundo a data em que criei o Blog (por enquanto): 15 de maio).
E para terminar antes de voltar ao assunto de TWD, a outra série que considero a melhor de todas, LOST, também é envolvida em mistérios de mundos, mais precisamente, o purgatório. Mas diferente de todas essas explicações, Lost foi um caso à parte, pois pouca gente entendeu o fim, achando que os personagens haviam morrido e estavam em um purgatório (6ª e última temporada). Diferente de Caverna do Dragão, Lost não estava no inferno. Diferente de Nárnia, Lost não estava no Paraíso. Diferente de A Torre Negra, Lost não estava em outros mundos, como um possível purgatório também. A trama de Lost foi real (para o mundo fictício, claro). Eles não estavam mortos desde o início. Eles não morreram no acidente de avião. Para saberem o que realmente aconteceu, convido que leiam uma das últimas páginas do Blog de Lost.
Agora vamos ao que importa: The Walking Dead.
Diferente de Caverna do Dragão, que foi horrível; Nárnia, que foi decepcionante; A Torre Negra, que… ainda não tenho opinião formada por estar no 3º livro (e espero não me desagradar); e Lost, que foi confortador (o único desses em que eles estavam realmente vivos, não todos, claro), TWD foi horrível, decepcionante, desagradável e nada nada confortador e é aí onde finalmente vou entrar no que citei lá atrás: que se o fim da série for fiel ao das revistas em quadrinhos, é meu Blog quem poderá ficando sem sentido.
Toda a trama de TWD, tudo o que eles viveram, tudo o que passamos com tanto suspense e tensão pode acabar nos deixando com caras de trouxas, pois tudo o que eles viveram na verdade não viveram, porque nada daquilo aconteceu. Tudo não passa, em um sonho besta de Rick. E pode ser pior, no sonho ele terminou com Daryl, acredite se quiser. Se tudo foi um sonho, então, todos os “erros ilógicos” que citei cairão por terra, já que em nossos próprios sonhos nada faz sentido, é tudo fora de foco, do normal e do tempo.
Entretanto, mesmo que o final seja isso, o que salva o spoiler não pedido, já que garantiram que o final da série será diferente das HQs e por isso contei o fim, mesmo que em sonho nada faz sentido, caso na série também seja sonho, apesar disso é preciso sim que o que é mostrado na TV tenha um pouco de normalidade, pois tenho quase certeza que quando a produção fez a série não pensou nesse caso de que nos sonhos nada é normal, logo, tudo o que foi filmado provavelmente foi falha da produção em situações que não fariam o menor sentido (desculpem-me pelo uso repetitivo da palavra “sentido”, mas é para frisar bem o possível amadorismo da trama), pois eles provavelmente produziram as cenas achando que sabiam o que estavam fazendo.
Bom… chega de tanta explicação. Vamos logo ao que interessa, e para você entender tudo o que falei, só lendo os comentários a seguir. Não vou mentir que foi a maior Introdução que já criei na vida, quando na verdade deveria ser de preferência somente uma página (e não tanto assim, pois já vi outros livros cuja Intro era enorme também). Vou mostrar a vocês, fãs, e os fazerem concordarem comigo que TWD é, se possível, um misto de profissionalismo com… amadorismo.
E não esperem a próxima página logo, pois como relatei, o Blog estará Em Construção até o fim da série, logo, a criação de uma página à outra pode demorar dias, portanto, estarei mudando alguns trechos dessa Introdução à medida que os fatos forem se desenrolando. Boa leitura…
… para breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário